Ainda não se sabe exatamente quando surgiu o skate, mas pode-se dizer que foi no início dos anos 60, na Califórnia. Em uma época aonde reinava o surf e a curtição total sobre uma prancha, os próprios surfistas pegaram as rodas de seus patins, e colocaran em "shapes", para que assim pudessem surfar em terra firme.
Os skates eram muito primitivos se comparados com os atuais, simples pranchas com quatro rodinhas. A ascensão do 'surf no asfalto' se deu de uma maneira tão grande, que muitos dos jovens da época tornaram-se adeptos desse novo esporte chamado skate. Surgiam então os primeiros skatistas.
Até então o free style dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra. No ano de 1965 surgiram os primeiros skates fabricados industrialmente disponíveis à venda, e começaram as primeiras competições. O esporte então teve seu auge em meados dos anos 70, quando um acontecimento chocou a comunidade skatista: a revista "Skateboarder", uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou uma mudança de planos, agora cobrindo assuntos sobre competicões de Biker's.
Foi quando a chamda 'morte' do skate apareceu. Muitas pistas fecharam, e muitos abandonaram o esporte, restando apenas os que realmente gostavam. Esses skatistas - que perderam suas pistas, suas revistas, e tudo que era precioso para eles - lançaram-se a andar nas ruas, usando tudo que achavam nas cidade como obstáculo. Daí surgiu o street skate.
Nos anos 70 ocorre um racionamento de água nos EUA. Por conta disso muitas pessoas esvaziaram suas piscinas, dando aos skatista uma oportunidade de testar essas piscinas vazia como um novo obstáculo. Cria-se então o "skate vertical". O auge do skate se dá nos anos 80 com a utilizacao das pistas em "U" - os half pipes. O skate retorna às suas origens cercado de muitos adeptos, com o aparecimento de vários nomes do skateboard mundial